quinta-feira, 24 de abril de 2008

Globalização: As consequências humanas

Em Globalização, Bauman nos apresenta uma sociedade marcada pelo movimento, onde a fragmentação coexiste com a uniformidade. Há uma progressiva segregação espacial, evidenciada pelos processos de exclusão e pelas tendências neotribais e fundamentalistas. A chamada sociedade pós-industrial revela novas concepções de tempo e espaço. Essa nova espacialidade confere características bem peculiares aos processos de exclusão: há uma progressiva ruptura de comunicação entre as elites extraterritoriais, cada vez mais globais em contraposição a uma população cada vez mais “localizada”.

Essa elite, liberada dos laços geográficos, constitui uma camada de “proprietários ausentes”. Há um deslocamento dos centros de decisão, que acompanham a mobilidade dessa elite, mas as conseqüências permanecem para a comunidade fadada à imobilidade. E o poder passa a ser livre para explorar sem assumir responsabilidades. Essa sociedade é marcada por um tempo-espaço flexível, em mutação constante, onde o que vale é a habilidade de se mover. Essa mobilidade, contudo, não pressupõe uma tolerância ou mesmo receptividade por parte das comunidades. Zygmunt Bauman expõe a experiência de algumas cidades norte-americanas expressam o que podemos considerar uma predisposição contrária à hospitalidade:

“a suspeita em relação aos outros, a intolerância face à diferença, o ressentimento com estranhos e a exigência de isolá-los e bani-los, assim como a preocupação histérica, paranóica com a “lei e a ordem”, tudo isso tende a atingir o mais alto grau nas comunidades locais mais uniformes, mais segregadas dos pontos de vista racial, étnico e de classe.” (Bauman, 1999: 54)



O próprio Bauman tenta explicar as possíveis causas da intolerância em seu livro:

“a uniformidade alimenta a conformidade e a outra face da conformidade é a intolerância. Numa localidade homogênea é extremamente difícil adquirir as qualidades de caráter e habilidades necessárias para lidar com a diferença humana e situações de incerteza; e na ausência dessas habilidades e qualidades é facílimo temer o outro, simplesmente por ser outro – talvez bizarro e diferente, mas primeiro e sobretudo não familiar, não imediatamente compreensível, não inteiramente sondado, imprevisível” (Bauman, 1999: 55)


Bauman apresenta, então, os “heróis” e vítimas do capitalismo: turistas e vagabundos. O turista é aquele que conquistou o privilégio da mobilidade espacial no mundo contemporâneo, uma mobilidade que depende do tamanho do seu privilégio Um privilégio que também pode ser encarado como uma enorme perda: não há como um turista deixar de imaginar que onde quer que ele esteja desfrutando momentos de satisfação, bem estar e segurança, poderia estar em outra parte. Os turistas são aqueles que recusam qualquer forma de fixação; movimentam-se porque assim o preferem; saem e chegam a qualquer tempo e a qualquer espaço para realizarem seus sonhos, suas fantasias, suas necessidades de consumo e seu estilo de vida.

Já os vagabundos são o alter ego dos turistas, consumidores frustrados. Movimentam-se porque são empurrados pela necessidade de sobrevivência, e mesmo assim existem severas restrições nos tempos e espaços em que eles perambulam. Seus sonhos e fantasias resumem-se a um emprego qualquer, geralmente tarefas consideradas humilhantes pelos turistas, mas que precisam ser executadas por alguém.

Nesse contexto histórico da pós-modernidade, a exclusão cada dia aumenta mais. Contribuem para isto as novas exigências e qualificações para o mundo do trabalho, com as quais a estrutura educacional não está preparada para lidar, tornando-se então uma forte causa do desemprego. A exclusão total da condição de pós-modernidade está gerando uma subclasse, na medida em que os indivíduos não conseguem se vincular às estruturas de informação e comunicação, como produtores, consumidores e, tampouco, como usuários.

BAUMAN, Zigmunt. Globalização: As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1999.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá!! sou cientista social e acompanho a pouco tempo seu blog... queria apenas estimilar que continue escrevendo dessa forma encantadora. Adorei a pequena resenha do livro do Bauman, deu vontade de sair correndo para uma livraria para lê-lo. Comecei um mestrado em Geografia e essa questão de deslizamento de escalas e territoralidade é assunto presente não só lá e cá, mas em muitas outras áreas da humanas. Parabéns novamente e continue escrevendo para nós!